M V Izquierdo

O Lado Esquerdo dos Blogs ou Aquele Blog Que Tem a Tal da Sacadinha...

Pesquisar neste blog

Translate

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A minha primeira vez - Clube da navalha

Começar no mundo do "barbear clássico" não é fácil. Não existe quase nada aqui no Brasil.

Navalha, só usada ou do Paquistão (e eu que achava que os reis da degola sabiam forjar uma navalha, errei - ela é de má qualidade). Os outros utensílios são caros: pincel, assentador (aquela tira de couro, em que se passa a navalha e que, PASME, não serve para afiar, só pra refinar o fio), sabão, pedra de afiar navalha etc.

Muita gente me pergunta: "mas porque fazer a barba com navalha? Não tem medo de cortar a jugular?"

Eu respondo: "pelo romantismo. É vintage, é diferente e você vai para um mundo distante, quase secreto. Um tipo de mundo natural". E quanto à jugular, eu pergunto "O que é jugular?"

Mas não basta comprar as coisas. Tem que aprender os macetes. E por isso eu fui atrás do cara certo. Do meu mestre. o seu Joaquim!

O velho tem a barbearia dele há 54 anos, no mesmo lugar. Numa travessa da Cardeal. E mantém as tradições do "barbear clássico".


Eu queria morar lá
Foi lá que eu aprendi como se barbeia com uma navalha, e fiz minha barba com uma pela primeira vez.
Excitante!

2 comentários:

Joaquim Santos disse...

Marcelo, boa noite. Parabéns por procurar lições, saberes e soluções dentro de nossa cultura. Utilizo navalha ha mais ou menos 25 30 anos. Quando começei essa prática, fazer barba com navalha era coisa "dos antigos" , "fora de moda", e a proliferação de lâminas, aparelhos, etc, fez com que as poucas lojas que ofereciam produtos para essa linha começassem a desaparecer, e muito rápido. Como queria continuar, e sem material ou "acesso ao exterior", recorri aos que foram criados nesta cultura, meu avô, pai, barbeiros de 40 anos de profissão, etc. Hoje, mesmo tendo as facilidades de compra pela internet, continuo a produzir meus utensílios, que nada perdem em qualidade para os importados tendo em vista que temos as melhores matérias primas, é só pesquisar que conseguimos.A função do couro e do tecido é a de esquentar a parte do fio, do corte, fazendo um melhor alinhamento das moléculas ali existente, o aquecimento dilata e reduz o espaço entre elas, que na prática reflete num fio com alto grau de polimento, o que faz com que a navalha corte mais e deslize mais suavemente. Um abraço amigo, Joaqukim@gmail.com

Unknown disse...

Ainda vou ter a mimha !